Palavras Chaves

 

Palavras-chave são as estrelas quando o assunto é otimização de sites: como escolher e utilizá-las da melhor forma

A criação de um site para um negócio tem entre seus objetivos o de aumentar o número de clientes e as vendas. Para garantir um bom tráfego e mais conversões, todo o gerenciamento on-line precisa ser feito em conjunto, dando atenção especial aos backlinks, às mídias sociais e ao SEO. O ponto alto da otimização de sites são as palavras-chave. São elas que direcionarão os buscadores, como Google, até a página em questão.
Ou seja, quanto mais você se dedicar em encontrar as palavras-chaves ideias para o seu negócio, mais chances você terá de conseguir um bom posicionamento na Google. Isso, consequentemente, aumentará a conversão no seu site. A Guia-se Negócios pelo Internet é uma franquia de marketing digital que conta com consultores especializados na otimização de sites. Selecionamos algumas dicas e tendências para ajudá-los a escolher as melhores palavras-chaves:

Palavras-chave e conteúdo
Um método para escolher palavras-chaves é pensá-las inseridas nas técnicas de Inbound Marketing. O ideal é escolher a palavra-chave e reconhecer em que fase do funil de vendas a palavra está. Também é interessante saber quais as intenções das pessoas que utilizam tal palavra nos buscadores, quais outros sites ranqueiam a mesma palavra e qual abordagem utilizam. Se a palavra-chave for competitiva e tiver um potencial de geração de Leads, ela deve ser planejada. Verifique como os concorrentes a utilizam e desenvolva conteúdos específicos para cada palavra, sempre respeitando as estratégias de marketing digital.

A semântica
O entendimento semântico é uma tendência no universo das palavras-chave. Os mecanismos de busca, em especial o Google, já mostram resultados iguais para palavras semelhantes, como plurais e até sinônimos. A questão semântica faz com que a técnica de trabalhar uma palavra-chave específica para uma única página não funcione tão bem. O ideal é trabalhar, principalmente no conteúdo, tópicos com diversas palavras-chave por página para conseguir bons resultados de otimização de sites.

Comportamento do usuário
O Google não é mais facilmente enganado pelas técnicas de SEO. Por isso, um bom entendimento de marketing e de comportamento de usuário é imprescindível antes de definir palavras-chave. Isso não quer dizer que as ferramentas disponíveis devem ser deixadas de lado, mas entender as intenções dos usuários pode ajudar a aumentar o tráfego no site. A melhor forma de identificar quem são os usuários que buscam uma determinada palavra-chave é entender suas necessidades. Com essa informação, a empresa pode explorar e encontrar nichos específicos.

Marketing de Conteúdo
As páginas de resultados do Google estão cada vez mais concorridas, após um boom do Marketing de Conteúdo. É importante lembrar que o algoritmo do buscador está em constante evolução, por isso, o uso das palavras-chave nas suas estratégias de SEO precisa ser seguro. Aquela velha tática de repetir a mesma palavra-chave no texto, nada natural, já não funciona mais, pois não proporciona uma boa experiência ao usuário e o Google consegue identificar isso como uma prática ruim de otimização de sites.

Teste
Não adianta pesquisar, chegar a uma lista de palavras-chaves, verificar o volume de buscas e como a concorrente a utiliza, se a empresa não sabe qual a conversão que ela trará ao negócio. Para testar isso rapidamente crie uma campanha no AdWords e avalie os resultados. Isso vai ajudar a economizar e descobrir quais são as melhores palavras-chaves para seu segmento.

Dica de ouro
Faça sua pesquisa de palavra-chave com o maior capricho possível. Não poupe tempo, pesquisa e criatividade. Toda dedicação é válida! Afinal, são elas que basearão as estratégias de SEO e otimização de sites.