Mídias Sociais Calendário

COMO E POR QUÊ FAZER UM CALENDÁRIO DE MÍDIAS SOCIAIS?

 

Criar e gerenciar uma estratégia de redes sociais pode ser uma tarefa difícil. Criar uma comunidade de seguidores, então, pode ser mais complicado ainda! Mas ser difícil não quer dizer impossível. Na verdade, diversas empresas que organizam e planejam os seus esforços nas redes sociais se saem muito bem nessa tarefa. O processo pode ser bem simples e muito prático, e é exatamente aí que entra o calendário de mídias sociais.

Esse calendário vai te ajudar a ter uma visão ampla dos posts (semanal, mensal ou até anual) e é uma ferramenta para ajudar a sua equipe de marketing a otimizar suas postagens e criar o melhor conteúdo possível. Vamos ver como e por quê fazer um calendário de mídias sociais? Acompanhe!

 

Como um calendário pode ajudar a sua equipe?

Organizar, gerenciar e planejar os conteúdos que irão para as suas redes sociais pode ser um desafio e tanto. O que falamos semana passada? Tem alguma data comemorativa se aproximando? O que vamos fazer para a campanha de dia das mães? Só essa organização já valeria a criação de um calendário. Mas ainda tem mais.

Além de uma ferramenta de organização, um calendário editorial é uma ferramenta de performance. É possível acompanhar constantemente quais conteúdos performam melhor nas suas redes sociais (quais deles têm mais curtidas, compartilhamentos etc.), e organizar os próximos de acordo com os que possuem os melhores resultados.

O seu time de marketing vai apresentar resultados mais expressivos e estruturados ao organizar os seus esforços, e ter uma visão ampla do que está sendo veiculado em cada canal, em qual dia e porquê.

 

4 passos para criar um calendário de mídias sociais

1. Categorias

A sua estratégia de redes sociais envolve diferentes conteúdos. Você pode compartilhar fotos, vídeos, imagens, blog posts, webinars e muito mais. Para organizar o seu calendário, o primeiro passo é criar diferentes categorias de acordo com o conteúdo que será compartilhado. Crie uma cor para cada tipo de conteúdo e insira uma legenda dentro da sua planilha ou documento.

Algumas dicas de categorias:

Blog post;

Vídeo;

Imagem;

Evento;

Re-posts (reciclar conteúdo relevante);

Foto;

Produtos;

Promoções;

Feriado/ofertas específicas.

 

2. Defina a periodicidade do seu calendário

Um calendário deve ser completado de três formas: semanal, mensal ou anual. A parte anual te ajudará a mapear grandes projetos, eventos ou datas comemorativas, dando uma visão macro de tudo o que será divulgado por sua marca ao longo do ano.

A visão mensal é o planejamento dos seus esforços sociais naquele mês. Ela é excelente para analisar qual tipo de conteúdo está sendo mais compartilhado, qual a sua frequência de posts e quais as redes sociais utilizadas.

A visão semanal é aquela em que a maior parte do seu trabalho será direcionada. Aqui, você verá cada um dos seus posts ao longo da semana, com o dia específico, horário e a rede social em que aquele conteúdo será postado.

 

3. Criando as atualizações

Como vimos logo acima, suas atualizações devem conter data, hora, dia e rede social em que o conteúdo será veiculado. Para completar, inclua o texto que será usado, o link (se houver) e a imagem que será postada junto ao texto.

Tente criar todo o conteúdo que será utilizado nas próximas semanas ou meses. Recomendamos criar o máximo possível de posts para o futuro — de acordo com o que a sua equipe consegue produzir, é claro. Para otimizar o trabalho, crie atualizações por categorias ou dividindo pouco a pouco ao longo dos dias.

 

4. Se preparando para eventos especiais

Feriados e datas comemorativas são oportunidades excelentes de criar ofertas e promoções, vender mais e incentivar o seu seguidor a compartilhar o seu conteúdo.

O primeiro passo é mapear essas datas com antecedência e criar suas postagens e promoções o quanto antes. É bom lembrar que eventos especiais não são apenas feriados, o dia de lançamento de um novo produto também é especial, assim como anúncios importantes da empresa e muito mais.

 

E os resultados?

Se um dos principais objetivos de um calendário de mídias sociais é facilitar a mensuração de resultados, precisamos ir atrás deles, certo? Com o uso constante e planejado do seu calendário, ficará mais fácil acompanhar a performance dos posts e atualizar o seu planejamento de atualizações de forma efetiva.

O Google Analytics é uma ótima maneira de ver de onde está vindo o tráfego, seja para o seu site ou para o seu blog. Ele mostra a porcentagem de acessos resultantes de cada rede social, quantas páginas foram vistas, qual o tempo médio da sessão do usuário e quantas páginas ele visitou a cada sessão.

Ferramentas de gestão de redes sociais também são interessantes para acompanhar melhor o desenvolvimento da estratégia. Com elas você consegue entender melhor o seu público, analisar qual o tipo de conteúdo de sua preferência, os horários de acesso, os tipos de interação e muito mais.

É importante lembrar que a partir das suas publicações será possível extrair muitos dados, mas é preciso entender quais desses são importantes para o seu negócio e, então, passar a acompanhá-los. A definição dos KPI’s é muito importante! Para te ajudar nessa missão, é indispensável contar com uma ferramenta que forneça diversos insights interessantes sobre a sua estratégia de mídias sociais. Elas são excelentes fontes de informação para sempre melhorar o trabalho do seu time de marketing.

Organizar e planejar as ações das mídias sociais é muito importante. O seu time precisa arquitetar com antecedência o conteúdo que será compartilhado, organizar os esforços e então medir os resultados alcançados com essa estratégia. Só assim ele poderá otimizar o que está sendo feito e conseguir ainda mais resultados! Se você ainda tem dúvidas sobre métricas e KPI’s, confira o nosso ebook sobre como trabalhar métricas e KPI’s nas mídias sociais!

Texto publicado originalmente no site https://ideas.scup.com/redes-sociais-2/como-e-por-que-fazer-um-calendario-de-midias-sociais/