Que o Google domina o mercado de buscas no Brasil e em boa parte do mundo, é um fato que já sabemos.
No mundo, são mais de 3 bilhões de pesquisas por dia, sendo que cerca de 450 milhões são buscas inéditas.
Segundo o vice-presidente de engenharia do Google, Scott Huffman, 20 bilhões de sites sãos rastreados todos os dias pelo robô do buscador.
São tantos sites, tantas possibilidades resultados, que o buscador precisa filtrar os links que vai mostrar na página de resultados de cada usuário.

 

Como é feito esse filtro?
Não podemos esquecer que o Google é um computador, que trabalha com uma complexa fórmula matemática para dispor os resultados. Esse algoritmo criado, permite entender o que o usuário quis ao realizar uma busca e exibir os links que mais se aproximam com o desejado. Entre vários fatores, ele verifica as configurações do navegador do usuario que está buscando, seu local, idioma, histórico de busca e etc.

Google Panda
Desde a sua última grande atualização no algoritmo, o Panda em 2011, o buscador tem se preocupado em entender a intenção do usuário na busca, e não somente relacionar palavras-chave. Todas as suas outras atualizações após o Panda, só confirmaram isso.
Ter um conteúdo relevante, informar com qualidade, não produzir spams, ter conteúdo autoral, ou seja, não copiar, não duplicar conteúdo, produzir conteúdo pensando na satisfação do usuário (público alvo), são alguns fatores importantes para rankeamento. Basicamente, sites com baixa qualidade não tem vez para o buscador.

 

Hoje, o buscador também prioriza os resultados através da geolocalização e sites mobile-friendly.
O investimento das grandes empresas em SEO (otimização de sites para buscadores) e Adwords (Links Patrocinados) é altíssimo, pois estar bem posicionado na página de resultados, significa aumento de cliques e também maiores chances de resultados. Os primeiros resultados são sempre os mais clicados e confiáveis. Estar na 1ª página do Google é o desejo de todos os sites.
A maior preocupação hoje em dia, quando se constrói um site, é que ele seja encontrado no Google pelo usuário. De que adianta investir em um  excelente layout, se o seu possível cliente não consegue chegar até o seu site?